quinta-feira, 3 de março de 2011

Aquecimento de Lançamento: Black & White - Parte 2

A Origem da Nova Geração!


Enquanto as versões de Pokémon Black & White não eram lançadas no Japão, pouco sabia-se a respeito dos novos Pokémon daQuinta Geração. Os primeiros a darem as caras antes do lançamento dos jogos foram os lendários Reshiram e Zekrom, que estampam as capas das versões Black & White, respectivamente.

Iniciais de Unova: Snivy, Tepig e Oshawott


Também conhecemos os iniciais da nova região: Snivy (Tsutarja), Tepig (Pokabu) e Oshawott (Mijumaru), que tradicionalmente mantiveram seus tipos Grama, Fogo e Água.
No final do ano passado, Ken Sugimori (Diretor de Arte 2D da Game Freak), Takao Unno (Diretor de Arte 3D da Game Freak), Lee Hyun-Jung (Designer Gráfico da Game Freak) e Yusuke Ohmura (Designer da Game Freak) concederam uma entrevista à revista japonesa Famitsu, falando sobre o processo criação dos novos Pokémon presentes em Pokémon Black & White.

Ken Sugimori explicou que no processo de criação dos Pokémon existem cerca de 17 pessoas no time de designers. Segundo ele, geralmente cada um desenha seu próprio Pokémon e então a equipe se reúne para discutir a respeito. Ele ainda revelou que o ciclo de desenvolvimento dos novos jogos não foi muito extenso, o que possibilitou a ele passar bastante tempo com cada um dos designers.

"Não há um número específico que cada designer precisa criar. Mas os designers criam muito mais desenhos do que atualmente são incluídos nos jogos.", adiciona Takao Unno.

Os lendários Reshiram e Zekrom


Sugimori sobre os lendários Reshiram e Zekrom: "Estes eram os principais... Nós já havíamos decidido anteriomente que eles seriam dragões preto e branco dos tipos Fogo e Elétrico. Eu queria ter um contraste muito grande entre os dois. Enquanto Reshiram teria aparência mais iluminada e elegante, Zekrom teria uma aparência mais dura e rude. A cauda de ambos são o ponto central dos seus respectivos desenhos. Elas são baseadas em turbinas elétricas, dando a impressão de que eles são enormes geradores de fogo ou de energia elétrica."

Os desenhos dos três iniciais de Pokémon Black & White, no entanto, foram concebidos pela equipe mais jovem da Game Freak.Tepig foi desenhado por Lee Hyun-Jung, que até então trabalhava na arte dos cards Pokémon. 

"A idéia original com Tepig era criar um Pokémon figurativamente 'fofo o suficiente para comer' no início. Conforme ele fosse evoluindo, chegaria até um ponto em que ele comeria você. Além disso, eu li em algum lugar certa vez que os porcos chafurdam na lama para regular sua temperatura corporal, então eu pensei que seria divertido se ele disparasse fogo através de seu focinho, ao invés de fazer isso."

Sobre a personalidade dos iniciais, ele complementa: "Nós eventualmente decidimos que Snivy poderia ser o 'cool', Oshawott poderia ser o 'fofo', enquanto que Tepig seria mais o 'amigo', desastrado, mas adorável. Ele gradualmente evolui e amadurece em algo muito mais confiável conforme você joga, então isso faz o esforço para criá-lo valer a pena, na minha opinião."

Pignite e Servine


Para Oshawott e suas evoluções, o designer Yusuke Ohmura decidiu fazê-lo como uma espécie de 'mãe' dos outros dois iniciais."Servine e Pignite (primeiras evoluções de Snivy e Tepig) já estavam prontos enquanto eu ainda trabalhava nas evoluções de Oshawott, então eu pensei em algo que pudesse ficar entre estes dois para pará-los em uma eventual luta."

Oshawott, Dewott e Samurott


"Para Samurott (evolução final de Oshawott), eu decidi que uma mudança completa seria o melhor. Eu fui em um show de focas treinadas no Sunshine International Aquarium naquela época e fiquei realmente impressionado com o quão forte eram as focas. Elas pareciam tão fortes e o som que faziam era muito forte quando estavam no chão. Eu trabalhei aquilo no desenho e o resultado foi o Samurott."

Quando questionados sobre qual a parte mais difícil no desenvolvimento de Pokémon Black & White, Unno e Sugimori destacaram a animação de cada Pokémon.

Sobre isso, Unno diz: "Muita gente acha que os designer gráficos não fazem quase nada, mas somos os responsáveis pelo pixel-art e sequências em 3D. Como os Pokémon começaram a ter constante movimento nas batalhas, tivemos que decidir como cada um atuaria depois de executar determinado movimento ou receber efeitos especiais. Foi muito mais trabalhoso do que eu imaginava."

Sugimori complementa: "Tivemos que criar novas animações de todos os outros antigos Pokémon. Foi uma massiva quantidade de trabalho e eu realmente respeito cada membro da equipe que trabalhou nisso".

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário